Detalhes da Notícia

Departamento de Meio Ambiente de Nipoã realiza campanha de conscientização da fumaça preta


A qualidade do ar está diretamente ligada ao bem estar e ao equilíbrio do meio ambiente; o que vemos hoje é o aumento de emissões de gases atmosféricos que alteram o padrão de vida dos munícipes e traz muitas doenças respiratórias, principalmente em épocas de clima seco.

O apelo para melhoria do padrão do ar que respiramos é uma das preocupações que vem crescendo cada vez mais, sabemos que diversos gases perigosos são liberados pelos tubos exaustores dos automotores, estes gases são responsáveis também por um problema mundial, o aquecimento global, pensando nisso o Gestor Ambiental, João Ivan Giacon, do Departamento Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta quarta-feira, 14, campanha educativa na Avenida Rio Grande do Sul, intitulada como Operação Inverno: Regule seu veículo e ajude o Estado de São Paulo a respirar melhor.

O evento contou com a participação da SABESP, de membros do Centro de Convivência do Idoso e servidores Municipais, que distribuíram panfletos educativos referentes a valores de preservação ambiental, sendo esta uma responsabilidade que ultrapassa preferências ou grupos, trata-se de uma questão de sobrevivência, da qual todos dependemos de maneira igualitária, da pessoa mais jovem a mais velha, todos somos responsáveis pelo meio em que vivemos. Uma pessoa adulta inspira cerca de 10 mil litros de ar por dia. Ao contrário da água, o ar que respiramos não passa por nenhum tratamento, sendo consumido “in natura”. Por esse motivo, é muito importante que a sociedade entenda e respeite as medidas de preservação da qualidade do ar.

O evento teve como objetivo a conscientização dos motoristas de ônibus, caminhões, caminhonetes, automóveis e motocicletas para manter seu veículo regulado, conforme recomendado pelo fabricante. Os veículos a diesel emitem principalmente fumaça preta, formada por partículas tóxicas muito pequenas que penetram nos pulmões, provocando irritações, alergias, doenças do coração e até câncer. As crianças e os idosos são os que mais sofrem com isso. Por isso, é muito importante que o motor do seu veículo esteja sempre bem regulado. E isso é um cuidado que precisa ser redobrado no inverno, quando a falta de chuvas e de ventos, junto com a inversão térmica, faz com que os poluentes fiquem mais concentrados no ar que respiramos.