Departamento de Meio Ambiente comemora Dia da Árvore

Plano Piloto de Floresta Urbana foi colocado em prática

Foi celebrado nesta semana, em comemoração ao Dia da Árvore, com a implantação do Plano Piloto de Floresta Urbana, que procura conscientizar as pessoas sobre a importância da natureza e de sua preservação.

Nesse contexto, é importante lembrar que 61,5% do território brasileiro ainda são cobertos por florestas, segundos dados do Ministério do Meio Ambiente. E mais que isso: em um cenário global, nosso país possui 28,3% das florestas do planeta, conforme estudo feito pela Embrapa Monitoramento por Satélite.

Vale ressaltar que essa é uma das iniciativas realizadas para combater o desmatamento e que o primeiro passo é enxergar que qualquer espécie viva depende das árvores para garantir a sua sobrevivência. Ter “consciência verde” é muito mais que plantar uma muda, é respeitar o meio ambiente, investir no desenvolvimento social e na obtenção de lucro consciente.

A ‘Floresta Urbana' tem por objetivo proporcionar espaço de absorção de água da chuva e de sombra nos dias de céu aberto, além de melhorar o aspecto urbanístico do município. "Esse é um projeto piloto e nossa intenção é, após esta primeira experiência, expandi-lo para outras localidades", disse o responsável pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, João Ivan Giacon.

Segundo ele, a Rua Antonio Caetano Rossetti e Rua Fermino N. de Oliveira foram escolhidas para ser piloto do projeto por possuir calçadas ecológicas e atenderem os critérios de acessibilidade, visto ser área viária carente de arborização. A ação faz parte das comemorações da Prefeitura pelo Dia da Árvore, mas também atende uma das diretivas de arborização urbana propostas pelo Programa Município VerdeAzul - PMVA, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.