Detalhes da Notícia

Departamento de Meio Ambiente comemora Dia da Árvore


Plano Piloto de Floresta Urbana foi colocado em prática

Foi celebrado nesta semana, em comemoração ao Dia da Árvore, com a implantação do Plano Piloto de Floresta Urbana, que procura conscientizar as pessoas sobre a importância da natureza e de sua preservação.

Nesse contexto, é importante lembrar que 61,5% do território brasileiro ainda são cobertos por florestas, segundos dados do Ministério do Meio Ambiente. E mais que isso: em um cenário global, nosso país possui 28,3% das florestas do planeta, conforme estudo feito pela Embrapa Monitoramento por Satélite.

Vale ressaltar que essa é uma das iniciativas realizadas para combater o desmatamento e que o primeiro passo é enxergar que qualquer espécie viva depende das árvores para garantir a sua sobrevivência. Ter “consciência verde” é muito mais que plantar uma muda, é respeitar o meio ambiente, investir no desenvolvimento social e na obtenção de lucro consciente.

A ‘Floresta Urbana' tem por objetivo proporcionar espaço de absorção de água da chuva e de sombra nos dias de céu aberto, além de melhorar o aspecto urbanístico do município. "Esse é um projeto piloto e nossa intenção é, após esta primeira experiência, expandi-lo para outras localidades", disse o responsável pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, João Ivan Giacon.

Segundo ele, a Rua Antonio Caetano Rossetti e Rua Fermino N. de Oliveira foram escolhidas para ser piloto do projeto por possuir calçadas ecológicas e atenderem os critérios de acessibilidade, visto ser área viária carente de arborização. A ação faz parte das comemorações da Prefeitura pelo Dia da Árvore, mas também atende uma das diretivas de arborização urbana propostas pelo Programa Município VerdeAzul - PMVA, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.