Detalhes da Notícia

Equipe de brigadistas participam de oficina preparatória para operação estiagem


Nos dias 19 e 20 de maio, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros, realizou Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE) em São José do Rio Preto.

Nipoã foi representada por João Ivan Giacon Gestor Ambiental e responsável pelo Departamento de Meio Ambiente e Coordenador da Defesa Civil e pelos Brigadistas Flavio Henrique Brandeli, Fabio Aparecido Brandeli, Romildo de Oliveira Marques, Samuel Vasques, Marcelo Aparecido Botas dos Santos funcionários da Prefeitura Municipal.

Nesta oficina foram discutidos temas sobre situação de anormalidade, abrindo para as outras entidades que falarão a respeito da “Operação Corta-Fogo”, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a situação do combate ao Aedes Aegypti no estado, principalmente, nas regiões do interior, onde o foco do mosquito é mais alto. Outros temas também foram abordados, como: as solicitações de recursos resposta/reconstrução; Programa Município Verde Azul; aeronaves de combate a incêndios; kit estiagem; fiscalização de queimadas e incêndios florestais pelo Policiamento Ambiental e a importância da formação regional de brigadistas e acionamento pelo Corpo de Bombeiro.

Já o 2º dia foi dedicado ao Corpo de Bombeiros que ministra aulas práticas para formação de brigadistas. Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios.